Hoje vamos entender um pouco da tal "Pirâmide invertida", usada no Jornalismo. Ela cria um estilo "padrão" de textos, e esse padrão é o que facilita na hora da edição e até mesmo da escrita.
É maravilhoso começar a escrever um texto, já sabendo a ordem que deve colocar as coisas, né? Pois bem, essa pirâmide nos dá um norte para essa escrita. Esse caminho é traçado da seguinte forma;
O nome é auto-explicativo, quando dizemos "Pirâmide" vem esse desenho na sua cabeça, né? 🔺 Essa do emoji, é a padrão que todos nós conhecemos, onde o mais importante está em baixo e o menos importante em cima. Já na Pirâmide Invertida, toda essa informação será ao contrário. A parte mais importante da notícia está no topo e o menos importante na base. Por isso o nome, Pirâmide Invertida.
Conteúdo do topo
No topo, ou no início do texto, também chamado de lead, nós iremos responder as seis perguntas básicas de toda notícia: O que, Quem, Como, Quando, Onde e Porque? Essa será a parte mais importante do seu texto.
Conteúdo do meio
No meio do texto, iremos complementar com os elementos de ligação. Aqui você pode colocar citações dos personagens, mais informações que serão úteis, como dados... etc.
Conteúdo da base
Na base, ou fim do texto, iremos colocar aquelas informações mais irrelevantes. Coisas que poderiam ser facilmente tiradas da sua matéria, e que não iriam alterar a qualidade da mesma. É a parte menos importante do seu texto. Nunca coloque informações importantes no fim do texto.
Por hoje é só, espero que eu tenha conseguido deixar o mais claro possível, como funciona esse método maravilhoso de escrita jornalistica. Qualquer dúvida, só me chamar no direct do instagram ou deixar nos comentários desse post.
Bons estudos e até logo 💡
















0 comentários:
Postar um comentário
Pessoinha, obrigada por deixar seu comentário! Lembrando que não gosto de spams, ok? Nada de "Seguindo, segue de volta?" Se você deixar o link do seu blog, eu vou visitar e se eu gostar vou seguir ♥ Beijos!