Imagem 1
Como eu estudei para o enem faltando 2 meses
Imagem 2
Aplicativos de organização que eu uso
Imagem 3
Papo café: sem ter você por aqui

fevereiro 12, 2019

Quanto preciso tirar no enem para fazer Jornalismo?

Se tem aflição maior que esperar o resultado do Enem, eu desconheço. Só que tudo isso tem um bom motivo: a oportunidade de ingressar no ensino superior e ainda estudar de graça. Quem não quer? 

Hoje nossa conversa será especialmente para as pessoas que sonham estudar jornalismo, e não sabem quanto precisam tirar na bendita prova do Enem para conquistar a faculdade dos sonhos. 

Notas de corte

Já ouviu falar em ‘notas de corte’? Esses são os verdadeiros monstros para quem está concorrendo a uma vaga. 
Ela funciona assim: suponhamos que para o curso de Jornalismo, a Universidade tenha disponibilizado 40 vagas (sonho), a partir daí entra a nota de corte, ela é a MENOR NOTA dentro do número de vagas, ou seja, é a nota da pessoa que ficou em 40º posição. Assim quanto MAIOR sua nota, MAIS chances de conseguir a vaga, a final, os primeiros colocados possuem as maiores notas. 

Agora você deve estar se perguntando, e a nota de corte para Jornalismo? Depende. 


Depende da cidade, da Instituição, do programa (Sisu, Prouni ou Fies). 


  • Cidade: Quanto mais próxima dos grandes centros, maior será a nota de corte e maior o número de vagas. Nas cidades do interior (ou menos procuradas) a nota de corte consegue ser menor, entretanto o número de vagas também acaba sendo bem menor. 

  • Instituição: Quanto mais renomada e concorrida for a instituição, maior será a nota de corte. Universidades menos conhecidas tendem a ter uma nota de corte bem menor. 

  • Sisu, Prouni ou Fies: Se tratando de notas de corte, o Sisu é líder, pois ele é a porta de entrada para as Universidades Federais. Já o Prouni possui notas de corte medianas, com ele você pode conseguir bolsas de estudo de 50% ou 100% para estudar em Universidades particulares, vale lembrar que quanto mais concorrida for a Universidade, maior será a nota de corte dela, independente do programa. Por fim, o Fies, que é um programa de financiamento estudantil, as notas de corte nele não costumam ser muito alta, entretanto o número de vagas muitas vezes é limitado, o que torna complicado, além do fato de precisar pagar os estudos depois de concluído, e com juros. 

Análises

A quero bolsas, disponibiliza um banco de dados com todas as notas de corte dos programas de bolsas. Vamos conferir algumas notas de corte para Jornalismo 


A menor nota de corte para o curso de Jornalismo, pelo Sisu, foi de 619,0 na Universidade do Piaui. 
A nota de corte MÉDIA para Jornalismo pelo Sisu, em 2018, foi de 683,97. 

Na disputa por bolsas pelo Prouni, as notas caem um pouco. A menor nota de corte, em 2018, foi de 569,7 na Faculdade de Faccat. 
A média para esse programa de bolsas ficou em 630,76, em 2018. 


Já as notas de corte do Fies, ficaram em 452 sendo a menor nota, e 569.65 a média. 

Além da possibilidade de ingressar na Universidade por meio dos programas governamentais, diversas faculdades disponibilizam bolsas para quem vai bem no vestibular. Então, se não se sair bem no Enem, não desanime! 

Agora vamos a resposta para o título desse post? Quanto preciso tirar no Enem para fazer Jornalismo? 

Essa infelizmente não é uma pergunta cuja resposta seja exata, afinal, cada caso é um caso, mas em média, as notas de corte para Jornalismo podem variar de 550 até 800 (pasmem). Então, o ideal é alcançar pelo menos 650,0 no Enem. Lembrando que essa média não é uma regra, apenas uma pontuação que trará mais segurança na hora de disputar sua vaga! 

Quer essa análise para outros cursos? Deixa nos comentários! 

Por hoje é só, boa sorte nos estudos! 

0 comentários:

Postar um comentário

Pessoinha, obrigada por deixar seu comentário! Lembrando que não gosto de spams, ok? Nada de "Seguindo, segue de volta?" Se você deixar o link do seu blog, eu vou visitar e se eu gostar vou seguir ♥ Beijos!

 
∴ Jornalismo Criativo 2018 - 2019 ∴ © Todos os direitos reservados // Créditos