Imagem 1
Como eu estudei para o enem faltando 2 meses
Imagem 2
Aplicativos de organização que eu uso
Imagem 3
Papo café: sem ter você por aqui

setembro 09, 2019

Como eu estudei para o Enem faltando 2 meses para as provas


O grande dia está quase chegando e você ainda não estudou nada ou está entrando em desespero achando que estudou pouco? Calma! Eu já passei por isso e posso te dizer que o ideal neste momento é focar no que realmente importa.

O primeiro passo é conhecer bem como funciona a prova do Enem. Se é a primeira vez que você vai fazeer a prova, o ideal é procurar os cadernos de prova para download na ‘internet' e em seguida analisar como, normalmente, as perguntas são feitas e qual raciocínio você deve seguir.





Em seguida vem um dos pontos mais importantes dessa reta final: saber quais são os assuntos que mais caem nas provas de cada área. Durante meus estudos separei MUITOS materiais para estudar durante os últimos messes, inclusive essa lista de assuntos mais cobrados, confira:


Clique na imagem para ver em tamanho original

Agora que você já sabe quais são os assuntos que mais caem nas provas chegou o momento de estudar DE VERDADE. Não precisa passar oito, nove horas estudando... desespero não vai te ajudar aqui. Nesta etapa você precisa se conhecer e saber qual é o seu ritmo.

Quantas horas você consegue estudar sem perder a concentração?

Passe a observar quanto tempo você realmente passa estudando e programe seus estudos dentro desse tempo. O ideal é se dedicar a uma disciplina por dia, veja um modelo de cronograma de estudos:

  • 1ª semana -  Introdução ao conteúdo das disciplinas 
  • 2ª semana - Revisão do conteúdo 
  • 3ª semana - Atividades relacionadas ao conteúdo
  • 4ª semana - Verificar questões erradas e tirar todas as dúvidas 

Método que pode te ajudar


Como eu disse logo acima, o ideal é se conhecer, saber quanto tempo você consegue se manter concentrado e qual é o ritmo ideal de estudos.

Uma dica é usar o método Pomodoro. Você pode se  concentrar em um assunto, por exemplo, 30 minutos e descansar a mente por 10 minutos. Parece que é perder tempo, mas não. Nós sempre acabamos perdendo um pouco a concentração depois de muito tempo focado em uma única coisa, por este motivo o ideal é dar um intervalo, descansar, beber uma água e depois voltar a se concentrar novamente.

Existem alguns aplicativos justamente para esse método, veja alguns:



Minha experiência


Antes de fazer a prova decisiva do Enem, eu já havia participado de outras 3 edições (apenas para ir pegando o ritmo da prova), ou seja, já fiz 4 provas do Enem ao longo dessa minha vida e eu fui percebendo que eles cobram muito a sua interpretação. Não adianta você decorar a matéria, você precisa conseguir aplicar aquilo a nossa realidade.

Eu estudava todos os dias a tarde, das 14 às 18 e descansava aos domingos (sim, é importante descansar também). Meus estudos eram com base nas vídeo-aulas do youtube (em breve faço post falando sobre esses canais), com base no Hora do Enem e nas apostilas que comprei (e infelizmente não tenho mais).

Lembrando que não existe formula pronta, cada um possui suas particularidades e vai se adaptar melhor que outros a um determinado método, então tudo que está nesse post foi escrito com base na minha experiência.

Por hoje é só, ficaram com alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários.

beijo e até logo!💡

0 comentários:

Postar um comentário

Pessoinha, obrigada por deixar seu comentário! Lembrando que não gosto de spams, ok? Nada de "Seguindo, segue de volta?" Se você deixar o link do seu blog, eu vou visitar e se eu gostar vou seguir ♥ Beijos!

 
∴ Jornalismo Criativo 2018 - 2019 ∴ © Todos os direitos reservados // Créditos