Imagem 1
Como eu estudei para o enem faltando 2 meses
Imagem 2
Aplicativos de organização que eu uso
Imagem 3
Papo café: sem ter você por aqui

setembro 30, 2019

5 dicas para se manter focado

Foto by Unsplash

Muitas vezes nós acabamos não nos dedicando as coisas que gostaríamos por falta de foco. Hoje em dia existem milhares de coisas para nos distrair, por este motivo é importante ficar atento ao que tira sua atenção.

Você sente que não está se dedicando tanto as leituras ou ao estudos? Então siga essas cinco dicas de como se manter mais focado e veja tudo isso mudar.

Desativar as notificações do celular


Esse, sem dúvidas, já é um importante passo para quem deseja manter o foco nas tarefas do dia. Quando o celular têm notificações, a gente nunca resiste em dar uma olhadinha, né? Por isso essa é a nossa primeira dica.

Lembrando que algumas notificações como dos lembretes, alarme e outros aplicativos relacionados a produtividade podem ser mantidas. Eu, por exemplo, desativei só as das redes sociais e já me ajudou muito!


Criar uma lista de tarefas


Depois de desativar as notificações vem mais um passo importante: criar uma lista de tarefas. Um ponto interessante aqui é criar tarefas com sub-tarefas, facilita muito! Assim que você listar todas as suas tarefas, vá organizando por ordem de prioridade. Eu costumo fazer isso todos os dias de manhã, antes de fazer qualquer outra coisa. Aí eu começo a realizar as tarefas a partir daquelas que tenho que entregar primeiro e/ou são mais difíceis.

Para essas listas de tarefas também é válido colocar data/hora de entrega e lembrete. Eu, por exemplo, coloco a maior parte das minhas tarefas com entrega para a parte da manhã, pois sou uma pessoa muito mais produtiva nesse período. À noite eu evito colocar tarefas, porque a possibilidade de eu não fazer é bem grande.

Por isso, o autoconhecimento aqui é super importante. EM QUAL PERÍODO DO DIA VOCÊ 
CONSEGUE SE CONCENTRAR MAIS? Então suas tarefas mais complexas devem estar nesse período, certo?

Ter intervalos de tempo para descanso


Já falei sobre isso nesse post, mas é super importante relembrar. Nosso cérebro cansa se ficarmos concentrados por muito tempo. É impossível estudar/trabalhar/e afins por longas horas, sem dar um intervalo curto.

Para isso eu utilizo o método Pomodoro, que consiste em dar pequenos intervalos de descanso, após um tempo de concentração. Veja alguns aplicativos recomendados para colocar esse método em prática:



Ter consciência do porque você está desenvolvendo essa tarefa>/h4>


Não adianta colocar mil tarefas para realizar ao longo do dia, sem que haja um objetivo. Se você não tiver motivação para realizar, provavelmente ela vai ficar lá de enfeite.

Uma coisa que eu venho colocando muito em prática é a otimização de tarefas. Eu não encho a minha lista do to-do com um milhão de coisas. Coloco apenas o essencial e o que eu vou conseguir realizar naquele dia. Você pode sim, ter várias coisas para fazer, mas é importante saber administrar; O que vai vir primeiro? O que pode esperar? e por aí vai.

Ouvir música


Essa dica não é universal, mas funciona muito bem pra mim. Eu amo ouvir música enquanto estou fazendo alguma coisa, entretanto são sempre músicas internacionais. Eu não entendo inglês, mas gosto da melodia (traz calma para meu coração agitadinho), assim fica mais fácil me manter concentrada. Só que essa não é uma dica universal, afinal algumas pessoas perdem totalmente a concentração ouvindo música.

Pra quem quer concentrar nos estudos com uma música de fundo tem uma playlist de estudos bem aqui.





Compartilhe essa imagem no pinterest

Bom pessoal, esse é o nosso post de hoje
espero que tenham gostado. Beijos 💡

0 comentários:

Postar um comentário

Pessoinha, obrigada por deixar seu comentário! Lembrando que não gosto de spams, ok? Nada de "Seguindo, segue de volta?" Se você deixar o link do seu blog, eu vou visitar e se eu gostar vou seguir ♥ Beijos!

 
∴ Jornalismo Criativo 2018 - 2019 ∴ © Todos os direitos reservados // Créditos