Imagem 1
Como eu estudei para o enem faltando 2 meses
Imagem 2
Aplicativos de organização que eu uso
Imagem 3
Papo café: sem ter você por aqui

outubro 09, 2019

Como utilizar o método GTD nos estudos


Você já ouviu falar em GTD?

O Getting Things Done (GTD) é um método de gerenciamento de tempo criado por David Allen, que consiste (de forma bastante resumida) em listar todas as atividades que precisam ser feitas (capturar),  anotar todas as informações referentes a essas tarefas (esclarecer), organizar as formas de realizar essa tarefa (organizar), analisar e dar andamento nas tarefas (refletir) e por fim finalizar as tarefas (engajar).


Como eu utilizo esse método nos estudos

Vamos começar com o primeiro passo do método, que consiste em Capturar ou listar todas as tarefas. Eu separo todos os conteúdos que preciso estudar, de qualquer matéria. Além disso, separo também atividades e tarefas que precisam ser feitas. 

Já no segundo passo Esclarecer, que é quando eu preciso analisar se eu realmente preciso desenvolver aquela tarefa ou estudar aquele assunto e definir os passos que devem ser seguidos dali em diante. Aqui eu coloco quais serão minhas fontes de estudos, quando eu preciso entregar tal atividade, quando eu quero estudar. 

Na terceira etapa Organizar, você pode categorizar essas atividades para que estejam sempre com acesso fácil. Eu defino minhas categorias como urgente, não urgente e distante, mas vocês podem ter a liberdade de definir qual será a sua. 

Agora, partindo para a quarta etapa do GTD, temos que Refletir, ou seja, atualizar nossas etapas da tarefe e ir acompanhando esse desenvolvimento. Essa "revisão" é super importante para não deixar nada para trás. 

E por fim, chegamos a quinta e última etapa, Engajar, que pode significar sua ação. Você realizando todas as atividades pendentes listadas lá na primeira etapa.



Como colocar em prática

Para útilizar o método é importante encontrar alguma ferramenta para organizar todas essas informações. Pode ser agenda, aplicativo, quadro e por aí vai.

Existem diversos aplicativos para colocar o método GTD em prática. Alguns deles são: NotionTrelloAsanaTodoist  Evernote.

O blog do Trello disponibilizou um quadro baseado no método do GTD, eu salvei o quadro e fiz algumas modificações para que ele se adaptasse aos estudos. Você pode conferir o quadro aqui.




Conheça mais sobre o GTD

A pessoa mais indicada para falar de GTD aqui no Brasil é a Thais Godinho do Vida Organizada. O trabalho dela com o GTD é incrível e no blog dela você encontra inúmeros posts que vão te ajudar a aprimorar esse método. 😀

1 comentários:

  1. Eu amo esse método de organização, a vida fui melhor sem que fiquemos loucas a ponto de ter muitas tarefas e não conseguir concluir.
    Amei.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir

Pessoinha, obrigada por deixar seu comentário! Lembrando que não gosto de spams, ok? Nada de "Seguindo, segue de volta?" Se você deixar o link do seu blog, eu vou visitar e se eu gostar vou seguir ♥ Beijos!

 
∴ Jornalismo Criativo 2018 - 2019 ∴ © Todos os direitos reservados // Créditos