Dias atrás navegando pela minha timeline no tumblr me deparei com uma campanha que me chamou muito a atenção por dois motivos: a criatividade e o impacto que ela me causou. A campanha "O problema não é o que vira notícia, mas o que deixa de ser" foi criada por uma ONG com o objetivo de mostrar a realidade do Brasil e como a mídia vem ignorando isso, mostrando apenas conteúdos "fúteis".
Nós sabemos que a pobreza se faz presente há muito tempo em nossa sociedade, e por mais que ignoremos esse fato, até hoje está ai na vida de milhares de pessoas que vivem nas ruas ou em locais inapropriados, correndo até risco de vida.
Na minha aula de sociologia estávamos discutindo sobre a desigualdade social que consiste basicamente na distribuição desigual de renda. No Brasil esse problema é cada vez maior. Segundo dados da ONU, em 2005 o Brasil era a 8º nação mais desigual do mundo. E foi pensando nisso que a TETO criou uma campanha em conjunto com a agência Leo Burnett. A campanha contou com a participação do fotógrafo Gustavo Lacerda, que registrou moradores, que vivem em condições precárias, segurando cartazes contendo manchetes de notícias a respeito do cotidiano de famosos que costumam ser publicadas pela imprensa. O principal ponto de impacto a respeito da campanha, são as frases irônicas como: "Cantor estaciona o carro na vaga".
Com essa campanha eles arrecadaram recursos para dar continuidade à trabalhos desenvolvidos nas comunidades e ainda denunciaram a realidade em que vivem 16 milhões de brasileiros.
Como eu achei a campanha muito interessante resolvi compartilhar com vocês, apesar de ela já ter se encerrado. Acredito que o problema continua aí, e a mudança deve começar por você. Quando esse problema for levado a sério, as coisas começarão melhorar. Enfim, confira algumas das fotos da campanha:
Bom, caso queira saber mais detalhes basta acessar o site da TETO| Brasil. Espero que tenham gostado do post de hoje, que pesquisem mais sobre o assunto e tenham cada vez mais consciência sobre os problemas da desigualdade. Não se esqueça de deixar aí nos comentários sua opinião sobre o assunto. Beijos e até logo!
Me acompanhe nas redes sociais
Eu já tinha visto, mas não no Tumblr, foi no Facebook. Achei bem interessante, ainda mais porque curso jornalismo e a faculdade abre muito a nossa mente, sabe? Depois que comecei a estudar questiono muito o que vejo, leio e escuto da mídia. A gente tem que aprender o que merece ser visto do que não tem utilidade nenhuma.
ResponderExcluirTá rolando uma pesquisa de público lá no Quinta Gaveta! Sua opinião é muito importante.
Beijo, Selma Barbosa | Quinta Gaveta ❤
Tenho muita vontade de cursar jornalismo, mas infelizmente não será possível </3. Mas fico feliz que o curso tenha te dado uma nova visão do mundo. Vou lá responder sua pesquisa. Beijos ♡
ExcluirJá tinha visto a campanha, mas não foi o tumblr. Acho fantástico o trabalho e a forma de debater o que é notícia, como a mídia retrata a história do pobre e as coisas que lhe envolve. A discussão da sua turma foi bem interessante e é algo que deve ser debatido constantemente.
ResponderExcluirClichê de Escritora
Concordo Débora. Acho importantíssimo esses debates na escola principalmente, para que os jovens já se conscientizem sobre o assunto. :) Beijo!
ExcluirNossa, que campanha maravilhosa! Eu não sabia da existência dela, ainda bem que descobri agora, porque eu realmente me irrito com esses sites que mostram tudo o que não é interessante. Confesso que quando estava decidindo o que iria cursar na faculdade, pensei logo em jornalismo pra trabalhar em alguma revista de moda, mas depois comecei a pensar em criar um site para postar essas notícias e campanhas, e seriam postadas todas gratuitamente (porque, caso não saiba, (tentando explicar resumidamente) quando alguém quer postar uma notícia em um site de notícias, a pessoa paga o responsável desse site pra publicar essa notícia) e eu faria diferente, faria de graça, até porque essas notícias só precisam chegar até os leitores/sociedade, não importa como.
ResponderExcluirBeijos!
www.likeparadise.com.br
Muito legal sua ideia, Thami. Eu não sabia que pagavam para postar. Acho bem errado isso, acredito que tem que ser gratuito por conta do que você mesma disse, precisa chegar a todos :) Torcendo para que você consiga criar esse site e que ele dê super certo. Beijos!
ExcluirAi Lah (olha eu já nas intimidades!), eu já tinha visto essa campanha um tempo atrás e me chocou muito tbm!
ResponderExcluirAinda temos muita coisa pra mudar nesse mundão :/
Adorei o Lah *-* Pois é, Lu. Sabemos que temos muita coisa pra mudar, mas infelizmente acabamos ignorando isso :/
ExcluirQue triste realidade a do nosso país. Em pensar que tantas pessoas perdem tempo com fofoquinhas de artistas. Enfim, o tempo daqueles que podem ajudar deveria ser mais bem aproveitado. Adorei a campanha e gostei de saber um pouco mais aqui no blog. Vou visitar o site. Acredito que a emissora brasileira que mais ajuda o pessoal é a Record! Mas mesmo assim... ainda se perde muito tempo com o que não é realmente importante.
ResponderExcluirBeijos,
Monólogo de Julieta
Concordo com você, Paloma. A Record é a emissora que mais transmite essa realidade e também algumas reportagem do Profissão repórter, mas enfim... precisamos também que as pessoas exijam do governo o seu direito, ao invés de se preocupar com coisas fúteis. Beijos ♥
ExcluirNossa, que postagem incrível. É horrível como as pessoas dão tanto valor a uma notícia/fofoca de um famoso, mas fecham os olhos para a nossa realidade.
ResponderExcluir☣ Sentimentos Apurados ☣
Concordo, Beatriz. Enquanto não dermos valor ao que realmente é necessário, nossa realidade será sempre a mesma. :/
ExcluirEu vi essa campanha no facebook e super concordo. Tanta coisa ruim e séria acontecendo por aí e o pessoal dando atenção para coisas fúteis. O que fulano comeu, fulana comrprou um sorvete hoje, mulher é flagrada passeando na praia e tals. Acho que está precisando de mais notícias sobre a realidade estampando os sites. :(
ResponderExcluirBeijos!
http://www.prateleiracolorida.com.br
Exatamente, Beatriz. Mas o problema é que as pessoas tem se interessado na maioria das vezes por isso preferindo "ignorar" o problema... x(
ExcluirNão conhecia essa campanha! Ótimo trabalho, realmente tem site que publica tanta coisa fútil, o site da Globo é um deles, acesso para ver notícias importantes e tem só uma pequena porção delas, enquanto a página é tomada por notícia de "famosos".
ResponderExcluirBeijos
http://orangelily.com.br/
Infelizmente essa é a nossa realidade, Lilian. Poucas pessoas são assim como você, por esse motivo esse tipo de noticia são as mais comentadas. Beijos :*
Excluiressa campanha é maravilhosa! nos dias de hoje as noticias deixaram de ser verdadeiras e mostrar a realidade, infelizmente isso é o que gera ibope na internet. adorei seu blog :D
ResponderExcluirEspero sua visita
www.meninadeouro.net
Me siga no instagram @blogmeninadeouro
Disse tudo, Siméia! Se é por isso que as pessoas se interessam, é isso que eles vão publicar :( Vou visitar sim. Beijos
ExcluirBahh tocante essa campanha mesmo, e adorei que você trouxe isso para o blog, um assunto super importante, e como você disse a mudança começa por nós!
ResponderExcluirMuito legal! adorei teu post!
Meninices da Vida
Fico feliz que tenha gostado, Camila. Beijo ♥
ExcluirOlá Lavinia! Primeiro venho agradecer pela sua visitinha ao me blog ♥
ResponderExcluirSobre o post, achei magnifico! Ah se houvessem mais blogueiras assim.
Acho que futilidade é ponto forte da coisa toda, ninguém dá a minima para pessoas que realmente precisam de ajuda, ou precisam de olhares. Achei esse ideia genial, muito criativa e forte!
http://izcordeiro.blogspot.com.br/
Não precisa nem agradecer, amore!
ExcluirTambém achei super genial e impactante, né? Desde que vi essa campanha comecei a enxergar as coisas de outra forma.
Fico feliz que tenha gostado. Beijos
É triste saber que isso ai é a mais pura verdade. Enquanto a mídia tenta amenizar a situação com noticias fúteis, muitas pessoas, famílias inteiras, continuam vivendo uma vida cheia de dificuldade, e o pior é que geralmente é pura negligencia no governo, que não investe em saúde e educação, mas gasta milhões com o carnaval.
ResponderExcluirTemos mesmo que divulgar mais projetos assim.
Uma Geek Descolada
Você disse a mais pura verdade, Jessica. Mas, infelizmente esse é o país (mundo) capitalista em que vivemos </3. Só que acredito que fazendo a nossa parte podemos mudar essa triste realidade :)
ExcluirQuando eu vi essa campanha, simplesmente concordei.
ResponderExcluirNão adianta, cara. Todo dia seremos chocados com várias informações de abandono, tristeza mas não movemos nossos popozões da frente da tv... Por nada.
Algo tem que mudar...
| Sorteio do livro: "Como ter uma vida normal sendo louca" |
| FB Page A Bela, não a Fera|
Exatamente! Algo tem que mudar... e o quanto antes melhor!
ExcluirOi Lavínia, eu não conhecia a campanha mas é extremamente inteligente e dá um tapa na cara da sociedade. Realmente, tantas vezes abrimos os sites de notícias e coisas tão idiotas enquanto fingem que há problemas reais. Adorei a postagem! Beijos =*
ResponderExcluirwww.poisonmakeup.com
Isso mesmo, Bruna! Fico feliz que tenha gostado :) Beijos :*
Excluir